Prefácio
Obra poética necessária, tive a grata surpresa de ser
convidada a realizar a leitura sensível e fazer o prefácio de “O Peito Perfurado da Terra”. Yara Fers
é poeta de repertório e capacidade para
dar à luz este livro, que tem o diferencial de apresentar o humano como
natural, perfurando uma chaga aberta com a potência dos versos.
A obra trata da conexão imbricada entre ser humano e meio ambiente, com foco nos danos queriam decorrentes da exploração do sal-gema pela mineradora Braskem, desde a década de 1970 em Maceió, capital das minhas Alagoas, danos que atingiram, principalmente, os bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto, em evidência a partir do abalo de terra de março de 2018.
O título é direto. Quem ler “O peito perfurado da terra” sabe que vai encontrar uma obra a
despertar sua sensibilidade e tocar a racionalidade essencial ao pensamento
crítico. Nada mais bem-vindo em tempos de discussões acirradas sobre mudanças
climáticas, migrações causadas por alterações no meio ambiente e gradual
escassez de recursos naturais que sustentam a vida – incluídos os seres humanos
– há tantas gerações.
De início, destacam-se a pertinência e a relevância da obra,
pela urgência do tema e recenticidade do evento específico que a motivou. O
texto de abertura (“o afundamento”), sinaliza
a que veio “O peito perfurado da terra”.
Poema estruturante acerca da temática principal do projeto, o poema
denuncia:
já havia relatório afirmando que o local era inapropriado.
relatório ignorado (...)
(...) a população não foi consultada,
a empresa se redime de
responsabilizações futuras
e fica com a posse dos imóveis desabitados.
(...) já ganhou e ganhará mais ainda com a tragédia.
tudo feito com anuência e fiscalização dos órgãos públicos.
Entretanto, não se engane a pessoa leitora. A expansão do
dizer chega a outras ações que alteram profundamente a natureza e a vida humana como parte dela.
Os versos seguem ampliando a visão socioambiental, com a universalização da
mensagem. O registro dos danos causados pelas guerras, por exemplo, escancara a
conexão entre o bicho humano e o
planeta.
A artesã das palavras, a autora sabe ser direta e sabe ser
sutil. Recursos diversos desfilam em sua obra, com figuras de linguagem e
estética impecáveis. A diversidade da letra poética de Yara brinda quem lê com toda uma gama de possibilidades, do poema
mais narrativo ao metalinguístico, expandindo a função máxima da poesia:
apresentar o mundo de outra forma.
A estética também é uma marca, desenhando a forma por trás do
conteúdo lírico. É a dor da terra perfurada, os versos que escorrem como
água-lágrima da lagoa envenenada, e também a tessitura-célula do “filé”, arte
manual das rendeiras alagoanas, uma inspiração. Em “furo”, temos a completude,
em “desestrutura do solo” e “fissura”, a especificidade e a forma apurada; “cidade-corpo”
traz a ecopoesia manuelina, como já exibida em “tremor”, em que se reverá o
buraco desse corpo-natureza atingido de morte:
e então
o oco do peito
ferido da cidade
inspirou fundo
um suspiro triste
sugando a superfície
o corpo que
eras atrás
ergueu músculos de falésias
(...)
Iniciei este prefácio tratando da boa surpresa sobre a obra.
Contudo, o melhor, se é possível assim me referir à minha satisfação,
confirmou-se ao final da leitura: há esperança. Na seara da poesia da natureza,
mostram-se a reflexão de “refundação” e a reconciliação de “reverência”, um
suspiro para o refazimento da natureza, além do humano.
ouvir as histórias
que as camadas sedimentares do solo
têm pra contar
(...)
reparar na sinfonia
que se compõe
entre o sabiá, as folhagens e o vento
(compreender que somos
parte
da música)
(..)
Entre se restringir à dor ou apostar no futuro, por não sermos
paisagem, mas fruto e semente, a poeta faz uma opção clara, porém consciente de
que a natureza pode prescindir do bicho que a destruiu.
Maceió, 02 de abril de 2024.
Milena Maria Testa
Escritora
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O Homem Com A Flor Na Boca
https://arturgumes.blogspot.com/
Yara Fers, é paulista de Ribeirão Preto, mora na Bahia. Vive de escrita e literatura, atuando como editora, professora e mentora de escrita. Criou a editora Apilhera, de livros artesanais. É editora de comunicação do Portal Fazia Poesia. Possui graduação em Comunicação Social e Especialização em Teoria da Literatura e Produção Textual.
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